Depressão. O Corpo também deprime.

“Não sei como viver mais”,” Estou em baixo”, “Não tenho vontade para nada”, “Não consigo levantar-me”, “Só quero desaparecer”, “Já não tenho lágrimas para chorar”, “Estou com medo”, “Tenho um vazio enorme”, “Passo noites em branco”…

Estas algumas das frases e ecos da doença do século, a Depressão. Estas algumas das frases que ouço no consultório e acreditem que não são frases de ânimo leve nem frases de pessoas “fracas”. Quando uma pessoa nos diz que quer desaparecer, por favor, levem a sério.

Existe tanta informação sobre a depressão e ao mesmo tempo tanta desinformação e ignorância em relação a essa doença. Sim, a doença, porque a depressão é uma doença muito grave e pode levar à morte.

Uma pessoa não escolhe ser deprimida!

Depressão não é fraqueza, preguiça, não é doença de ricos nem de pobres, a depressão é uma doença tal como todas as outras!

Infelizmente uma pessoa que sofre de depressão também sofre de preconceito. Quando uma pessoa sofre de diabetes, uma doença de rins, coração etc, ela pode ter direito a baixa médica para seguir tratamento tal como a pessoa que sofre de depressão, a diferença é que a segunda esconde o motivo por vergonha ou por medo de ser julgada. A depressão é vivida em solidão e silêncio. Infelizmente ainda é assim. Digo isso com muita tristeza.

Comentários como “anima-te”, “trabalha mais”, “isso passa-te”, “perdeste a fé em Deus”, etc só agravam a doença da pessoa. Você não precisa entender a doença da pessoa, você pode ouvir, respeitar e perguntar, caso assim o sinta “como posso ajudar, o que posso fazer por ti”? Antes de aconselhar, ouça primeiro, esteja apenas.

A depressão não passa como a tristeza. A tristeza é uma emoção natural que tem a origem num acontecimento, algum facto do cotidiano e normalmente passa dentro de 15 dias até a pessoa assimilar o que está a acontecer-lhe. A depressão é a doença instalada onde a pessoa pode sentir um estado de profunda tristeza (mais do que 15 dias), apatia, perda ou aumento de apetite, angústia, medo, sensação de vazio, insônia, irritabilidade, esquecimento e dificuldade de concentração, vontade de morrer e pensamentos suicidas, etc.

A depressão não cuidada passa por três fases: leve, moderada e grave.

Em terapia também recebo pessoas que afirmam que entenderam a raiz da depressão ou os motivos que causaram a doença, no entanto não melhoraram muito. Sim, respondo que para além do racional, para além da nossa mente existe um corpo.

O corpo também fica deprimido.

As dores, as tensões e as doenças também são vozes dum corpo deprimido. Alexander Lowen afirmou que o corpo de uma pessoa deprime por que está ausente das suas emoções.

O nosso corpo fala sobre nós, fala sobre as emoções e os sentimentos que vivemos no nosso dia a dia. Se soubermos entender a linguagem do nosso corpo, soubermos cuidar melhor de nós. A nossa consciência amplia e possibilita a melhoria.

Não sofra em silencio, procura ajuda especializada! Se conhece alguém que precisa de apoio, fique a seu lado apenas apoiando e ajude-o procurar um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *